Abdômen com gomos aparentes e bem definidos! (Barriga Tanquinho)

É muito comum ver pessoas desesperadas, fazendo milhares de abdominais, achando que com aquilo vão reduzir a gordura na barriga. Um dos grandes erros é achar que ao fazer muitos exercícios para região do abdômen vamos remover a gordura da barriga. 

Os exercícios abdominais irão fortalecer a musculatura da região abdominal, hipertrofiar os músculos do abdômen ou apenas deixá-lo mais firme.

Para conseguir retirar a camada de gordura que cobre os músculos do abdômen, você vai precisar de um treinamento e uma dieta especifica. Os exercícios aeróbios são considerados os mais eficientes para queima de gordura corporal. Procure então aliar uma boa dieta hipocalórica + exercícios aeróbicos + exercícios abdominais, mas antes de tudo tenha paciência e persistência!

Eu particularmente gosto de utilizar carga (peso) em séries para abdômen. Nesse caso é necessário descansar a musculatura por pelo menos um (1) dia, antes de voltar a exercitá-la. Igual como acontece com os outros grupos musculares que são trabalhados. O abdômen é um músculo como os bíceps, peitorais, deltóides e assim por diante. Para ter um abdômen com os gomos aparentes e bem definidos, você terá que hipertrofiar sua musculatura e diminuir o % de gordura corporal.

Resumindo:

- Manter uma alimentação equilibrada e voltada para perda de gordura (dieta hipocalórica - baixas calorias);

-  Fazer exercícios aeróbios;

- Fazer exercícios abdominais, preferencialmente usando carga/peso. Adicione carga aos exercícios abdominais sempre que possível;

- Dar descanso ao músculo no dia seguinte.

- Para o abdômen, séries na base de 12 a 25 repetições são bem vindas.

Lembre-se: Ao fazer exercícios abdominais com carga, utilize uma quantidade de peso que NÃO consiga fazer mais que o máximo de repetições estipuladas na sua série.

Por exemplo, em uma série de 25 repetições: Você deve sentir dificuldades ao chegar à repetição 22, 23, 24. Se chegar à repetição 25 com facilidade aumente a quantidade de peso, pois é sinal de que o peso ainda está leve.

Quando se pensa em chegar a barriga de tanquinho, a maioria das pessoas logo imagina que terá que se acabar em abdominais para chegar ao objetivo. Mas na realidade, para conseguir bons resultados e uma evolução física é ainda mais importante cuidar da alimentação do que investir pesado na malhação.
 
Para conseguir um corpo bonito e definido, é fundamental sim praticar atividades físicas, mas os resultados dependem 80% da alimentação e apenas 20% dos exercícios. E a consequência da má alimentação é especialmente o acúmulo de gorduras na barriga.
 
Quem quer chegar a sonhada barriga de tanquinho deve dar preferência à legumes, verduras e frutas e apostar em alimentos de fácil digestão. Você precisa ingerir fibras diariamente e beber bastante água. Para quem quer focar na construção de músculos, é importante inserir proteínas na dieta, que são encontradas especialmente nas carnes magras.
 
É importante evitar gorduras em excesso, frituras, açúcares, carboidratos, sal em excesso, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Dê preferência a alimentos com adoçante a base de aspartame, grelhados ou assados ao invés de fritos e carboidratos integrais ao invés dos refinados.
 
Os exercícios físicos também são de extrema importância para queimar calorias e enxugar as gorduras, além de tonificar o corpo. Aposte em atividades aeróbicas pelo menos três vezes por semana e capriche nas abdominais e na prancha, que não vão queimar gorduras mas vão ajudar a deixar seu abdômen mais firme e definido.