A DIFERENÇA ENTRE O PORCO E A OVELHA

A Bíblia sagrada fala muito sobre ovelhas (ovinos), e também compara aqueles que seguem a Cristo como suas ovelhas, mas também fala sobre porcos (suínos), e compara aqueles que estão no mundo sem compromisso e contato com o Criador.
  Mas porque, ovelhas e porcos. Vamos comparar estes dois animais que simbolizam os justificados e os não justificados por Cristo.
  Ovelha é uma expressão feminina (pois representa a igreja do Senhor), no masculino é carneiro, e quando pequeno é cordeiro ou borrego. é um animal dócil e o comparando com o porco é um animal muito limpo.
  O salmista Davi  disse no salmo 23.1, (O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.), Ele estava dizendo, eu sou a tua ovelha. Ser ovelha é ser diferente de porco.
  Pois o porco ele tem uma natureza imunda, ele é naturalmente sujo. Conta-se que uma carga de porcos que se dirigia para a África do Sul, teve que fazer um pouso de emergência em Londres, pois o mau cheiro era tão grande que acionou o alarme contra incêndio do avião. Veja a que ponto chega a sujeira de um suíno. 
  Um porco ele é tão naturalmente sujo que alguns criadores de porcos dizem que quando eles ficam andando rapidamente de um lado para o outro é porque significa que está se aproximando chuva.
  Mas a ovelha ela é limpa se comparando ao porco. A maioria das ovelhas são brancas ou pretas, as vezes alguém ver uma ovelha meio amarelada, não é a sua cor original, mas ela está suja por causa do seu habitat ou sua forma de criação, que fazem elas ficarem de tal forma, mais existe uma grande diferença entre os dois animais.
  a ovelha que são aqueles que seguem a Cristo eles podem até se sujar um pouco (eles podem até errar diante de Deus, pois somos limitados) mas o sangue de Jesus nos limpa e nos deixa brancos para a glória de Deus.
   Já os porcos que são as pessoas que não se comprometem com Deus e sua Palavra estão neste mundo sujos (pecados) e procurando mais sujeiras e lamaçais para se deleitarem. ( poi falando de mundo, sistema de idéias e convivências, mais se parece um chiqueiro).
  Ovelhas são minoria e porcos são maioria, veja que a China um dos países com o maior números de ovelhas do mundo possui aproximadamente 170 milhões de cabeças, e neste mesmo país possui mais de 460 milhões de porcos, Segundo algumas estatísticas. 
  A Bíblia diz  "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mt 7: 13- 14.
  Os porcos tem uma visão para o solo, é impossível fisicamente um porco olhar para cima. é um olhar de derrota, perdedor, é semelhante a jogadores de futebol que perdem uma partida, saem de campo com a cabeça baixa (sinal de derrotado). Diferente do salmista que disse no salmo 121.1-2 ( Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.)
  O salmista sendo ovelha ele tinha condições de olhar para cima. Existem duas maneiras de entender o olhar para os montes, Onde ele compreendeu que Deus podia o socorrer. 1º ( os montes foram lugares que muitos buscaram a Deus, o socorro de Deus, E com certeza tiveram respostas.), 2º ( O salmista erguendo sua cabeça, tinha condições de entender que foi Deus que fez todos os montes e demais obras, então ele acreditava que Deus tem poder em suas mãos de fazer o que Ele bem entender).
  Os porcos não olham para cima, não consegue olhar a grandeza de Deus sua visão é apenas para este mundo passageiro e sujo pelo pecado!
  O porco tem a tendência de receber o mal, a facilidade de adquirir a presença do mal. Pois quando Jesus com os seus discípulos foram até uma terra por nome de Gadara, Jesus expulsou uma legião de demônios de um homem sofredor, Só que os espíritos malignos rogaram a Jesus para entrar em uma manada de porcos, veja que eles rogaram para entrarem em animais sujos, que existiam em Gadara, pois os Gadarenos criavam porcos para escarnecerem dos Israelitas ( porque sabiam que o povo de Israel não criavam porcos e muito menos comiam sua carne) e também para comercializarem sua carne entre os povos gentis.
  Em Lucas 15.11-32, fala da parábola do filho pródigo, onde um filho mais novo de um certo homem pediu a parte dos bens que ele possuía e sai de sua casa para "curtir a vida" mais ele consumiu tudo o que tinha, e teve que se agregar a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou cuidar de porcos, mas aquele moço ele estava passando tanta necessidade que desejava comer o que os porcos comiam, (estava semelhante a um porco), mas um dia ele percebeu que estava errado, se arrependeu e voltou para a casa do pai.
  Com certeza existem muito mais diferenças entre a ovelha e o porco que poderíamos comentar, mais sabemos que Deus enviou a Jesus Cristo para transformar as vidas. Eu não creio na teoria da evolução (no evolucionismo), mais eu creio que Deus Ele tem poder de transformar muitos porcos sujos, em ovelhas limpas para o louvor do Seu nome e para a felicidade das almas necessitadas. 
   Que possamos ser comparado como ovelhas do Pastor Jesus, Que Deus vos abençoe! 
(Dc. Adriano Marinho)